Inovações sustentáveis que fortalecem o agronegócio serão apresentadas pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) durante o 30º Show Rural Cooopavel, que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro em Cascavel (PR). Com foco nas aplicações do biogás para a geração de energia, o Centro de pesquisa apresentará as novidades no estande da Itaipu Binacional.

Entre os destaques está a exposição do protótipo Ch4pa, um veículo utilitário movido a biometano. Conhecido como combustível verde, o biometano é equivalente ao gás natural, sendo obtido após a purificação do biogás. O utilitário foi desenvolvido pelo CIBiogás em parceria com a empresa austríaca Spirit Design. O modelo foi projetado para aplicações no meio rural, ambiente que exige o transporte de cargas e a utilização de implementos agrícolas.

Com potencial para gerar energia elétrica, térmica ou combustível, o biogás pode ser produzido a partir da degradação de resíduos orgânicos, como dejetos de animais.  Por isso, além de proporcionar uma nova fonte de renda ao produtor rural, é uma alternativa para garantir o tratamento correto dos resíduos. “Nosso objetivo é desenvolver soluções para garantir o crescimento e a competitividade do agronegócio brasileiro”, explica o diretor-presidente do CIBiogás, Rodrigo Régis.

Para conhecer todas as etapas da produção de biogás e biometano, os visitantes do estande também poderão assistir ao vídeo com óculos de realidade virtual da Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional. A planta de biogás apresenta componentes inovadores e adequados às necessidades brasileiras, como o biodigestor em fibra de vidro. O biogás gerado a partir do tratamento da grama e dos resíduos orgânicos de restaurantes é refinado e o biometano oriundo desse refino, utilizado como biocombustível para abastecer 71 veículos da hidrelétrica.

Novos cursos

Durante o Show Rural será realizado o lançamento de dois novos cursos de ensino a distância: Fundamentos do Biogás e Biogás para a Geração de Energia Elétrica. A apresentação oficial será na segunda-feira (5), às 14 horas, no estande da Itaipu Binacional durante o Show Rural. Referência no segmento, desde 2011, os cursos oferecidos pelo CIBiogás já capacitaram 1,2 mil alunos em 27 países.  

Também serão sorteadas dez bolsas de estudo para os cursos ofertados pelo CIBiogás. Para concorrer, é necessário preencher o cupom distribuído no estante da Itaipu. O sorteio será feito na tarde de sexta-feira (9) com transmissão ao vivo na página oficial do instituto de pesquisa no Facebook.

Sobre o CIBiogás

O CIBiogás é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, constituída como associação sem fins lucrativos. É formado por 22 instituições associadas que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis.

 

Show Rural Coopavel 2018

Exposição do Ch4pa e Realidade Virtual

Local: Estande da Itaipu Binacional

De 5 a 9 de fevereiro de 2018

 

Segunda-feira (05): Lançamento dos novos cursos do CIBiogás

Local: Estande da Itaipu Binacional

Horário: 14 horas

 

Terça-feira (06): Apresentação do Ch4pa

Local: Estande da Itaipu Binacional

Horário: 14 horas

 

Quarta-feira (07) : Apresentação do Projeto: Produção de Biofertilizantes do Digestato do Biogás

Loca:  Casa do Iapar - Seminário Agroinovação

Horário: 11 horas

Resumo: 

Inovações sustentáveis que fortalecem o agronegócio serão apresentadas pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) durante o 30º Show Rural Cooopavel, que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de fevereiro em Cascavel (PR)