Atento às necessidades do mercado e aos anseios dos alunos, o Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás - CIBiogás, lança o treinamento presencial sobre Projetos de Energia Elétrica a partir do biogás. De acordo com a engenheira eletricista e professora do curso, Natali Nunes dos Reis da Silva, o propósito é que os alunos compreendam a etapas de um projeto de energia elétrica a partir do biogás. "Queremos que o aluno saia do treinamento sabendo dimensionar uma unidade geradora de energia elétrica a partir do biogás, compreendendo as etapas e parâmetros que devem ser analisados", explica.

A engenheira conta que o desenvolvimento deste treinamento deu-se a partir do interesse dos próprios alunos em saber mais especificamente sobre a produção e distribuição de energia elétrica. "Os nossos professores são os mesmos profissionais que vão a campo e que desenvolvem os projetos e plantas do CIBiogás. Realmente era um conteúdo muito extenso e rico para ser passado em poucas horas".

Confirmou-se então a necessidade de realizar um encontro de três dias, sendo um deles uma visita técnica em uma unidade de demonstração que utiliza o biogás para geração de energia elétrica. Serão 20 horas de treinamento, dois dias de 8 horas cada, e mais uma manhã dedicada à visita técnica.

Além dos conceitos fundamentais do biogás, outros temas serão abordados, como discussões sobre a questões regulatórias sobre as energias renováveis, aplicação energética, tecnologias de conversão, estudos de caso, entre outros temas.

Região Lindeira

Moradores de Foz do Iguaçu da região lindeira, do Paraguai e Argentina têm desconto de 20% na inscrição. A expectativa é começar este treinamento com 20 alunos de toda região.  Segundo Natali a intenção do CIBiogás em compartilhar cases, dados e experiências realizadas é fomentar o mercado das energias renováveis.

Mercado nacional e internacional

De acordo com o relatório anual da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) cerca de 10,3 milhões de novas oportunidades de trabalho foram geradas no setor ao redor do globo em 2017, com um crescimento de 5.3% comparado ao ano de 2016. O relatório aponta ainda que os países que mais empregam neste segmento são: China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão.

O Brasil é um dos maiores produtores dos biocombustíveis, e é o que mais emprega também, seguido pelos Estados Unidos, União Europeia e os países do sudeste asiático. "É um mercado novo, abrangente e que está absorvendo pessoas capacitadas. Alunos saem com a prática, munidos tecnicamente sobre o biogás e vão para o mundo".

Inscrições

Para quem tiver interesse, é possível realizar as inscrições por meio do site do CIBiogás; www.cibiogas.org. Para informações adicionais é possível entrar em contato com a equipe do Núcleo de Educação do CIBiogás por meio das redes sociais do Centro ou pelo telefone: (45) 3576-7041 ou (45) 3576-7022.

Serviço

Dia 1: quarta-feira, 20/03 às 08h, no PTI.

Dia 2: quinta-feira, 21/03 às 08h, no PTI.

Dia 3: sexta-feira, 22/03 com saída da barreira da Itaipu às 08h.

 

Resumo: 

CIBiogás lança treinamento sobre Energia Elétrica a partir do biogás

Moradores de Foz do Iguaçu e de toda região lindeira, incluindo Argentina e Paraguai, obterão descontos ao se inscreverem no curso